Toronto - Canadá | Crédito: Shutterstock

Canadá

Status do país: aberto com restrições. Apenas brasileiros completamente vacinados contra a COVID-19 podem ingressar no país.

Vacina(s) exigida(s): imunização completa contra a COVID-19.

Documentos obrigatórios: passaporte com validade mínima de seis meses e visto de entrada. Atualmente o país está exigindo seguro viagem com cobertura para COVID-19.

Exigências de entrada durante a pandemia: a partir de 7 de setembro, brasileiros podem entrar no Canadá desde que estejam completamente imunizados contra a COVID-19 com uma das vacinas aceitas – Pfizer-BioNTech, AstraZeneca e Janssen. Para isso, é necessário que todos(as) os(as) passageiros(as) com mais de 5 anos apresentem um teste negativo para a COVID-19, realizado até 72h antes do embarque. Ou seja, se o voo for fazer alguma conexão longa e o(a) passageiro(a) correr o risco de ultrapassar este período, pode ser necessário agendar um teste no destino de trânsito. Além do RT-PCR, são aceitos diferentes tipos de testes, conforme consta aqui, menos o de antígeno.

Por outro lado, testes com resultado positivo podem ser apresentados por pessoas que já tiveram a doença e já não têm mais sintomas. Isso porque é possível continuar testando positivo mesmo após a recuperação e mesmo sem estar mais infeccioso(a). Neste caso, o teste deve ter sido emitido entre 14 e 180 dias antes do embarque para o Canadá e deve constar entre os tipos de testes autorizados pelo país. O resultado do teste pode ser apresentado fisicamente ou na versão digital, desde que contenha o nome do viajante e data de nascimento; nome e endereço do laboratório/clínica onde o teste foi feito; tipo de exame e data de realização.

A comprovação de imunização deve ser feita através da plataforma criada pelo governo, chamada ArriveCAN. Ela pode ser acessada pelo site ou via app para smartphones Android e iOS. No máximo 72h antes da viagem começar os viajantes devem usar esta ferramenta para compartilhar o seu certificado de vacinação. Este documento precisa conter os detalhes da primeira e da segunda doses (no caso da Janssen, apenas da dose única), incluindo data, país e o nome da vacina, assim como um arquivo em PDF, PNG, JPEG ou JPG referente a cada uma das doses. Caso as suas duas doses estejam inscritas em um único comprovante, a mesma imagem deve ser enviada duas vezes (primeiro para a primeira dose, depois para a segunda). Além disso, o certificado deve estar em inglês ou francês, mas também leve o seu certificado original e uma cópia dele na viagem.

Mesmo vacinados, os passageiros estarão sujeitos a realização aleatória de testes ao desembarcar no país, custeados pelo próprio governo. Estão isentos as pessoas que tenham como comprovar que já tiveram e já se recuperaram da COVID-19. O resultado positivo deve ter sido emitido entre 14 e 180 dias antes da chegada ao país; viajantes que cheguem ao Canadá de navio e crianças menores de 5 anos.

Caso os viajantes apresentem sintomas durante sua estadia, devem estar preparados para a realização de uma quarentena e deverão arcar com os custos dela. O governo canadense, inclusive, criou uma lista de perguntas para ajudar os turistas a criarem seus planos de quarentena, e todas essas perguntas podem ser feitas no momento do desembarque.

Para mais informações, consulte o site oficial do governo do Canadá.

Todas as informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Laboratórios para realização de teste RT-PCR

Ottawa

Laboratório: Akausivik Inuit Family
Health Team.
Endereço: 24 Selkirk St, Vanier, ON K1L 0A4.
Telefone: +1 613 740 0999.
Preço aproximado:
Tempo médio do resultado:
Necessário agendamento: sim.
Site:
Documentação necessária: passaporte.

Quebec

Laboratório: Jeffery Hale Hospital.
Endereço: 1250 Chemin Sainte-Foy, Québec, QC
G1S 2M6, Canadá.
Telefone: 1 418 684 5333
Preço aproximado:
Tempo médio do resultado: até 72 horas.
Necessário agendamento: sim.
Site:
Documentação necessária: passaporte

Toronto

Laboratório: COVID-19 Assessment
Centre.
Endereço: 200 Church St, North York, ON M9N
1N8.
Telefone: 1 416 243 4343.
Preço aproximado:
Tempo médio do resultado: 24 a 48 horas.
Necessário agendamento: sim.
Site: canada.ca/en/
Documentação necessária: passaporte.

3 comentários para “Canadá

    1. Oi, Carla!

      Infelizmente não temos indicação de laboratórios em todas as cidades. Porém, se conseguirmos mais, pode ter certeza de que vamos incluir aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *