CERTIFICADO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

COMO GERAR O DOCUMENTO EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL

Você sabia que quem já está 100% vacinado contra a COVID-19 pode obter um certificado que comprove a imunização? Pois é! Isso é possível por meio do Conecte SUS, plataforma criada a partir de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde. E sabe qual é a melhor parte? Você consegue emitir o certificado em português, inglês e espanhol.

Como posso obter o certificado?

O processo todo é bem simples. O acesso ao Conecte SUS pode ser feito via site ou aplicativo – não se preocupe, porque ele está disponível gratuitamente para smartphones Android e iOS. Só certifique-se de que, ao baixá-lo, ele aparece como tendo sido enviado pelo Governo do Brasil. Assim você evita cair em golpes, OK?

Independentemente do meio que você utilizar, a primeira coisa a ser feita é clicar no botão “Entrar”. Você terá de digitar o número do seu CPF e a sua senha e, em seguida, clicar em “Avançar”. Caso não tenha nenhuma conta cadastrada, selecione a opção “Crie sua conta”. Já teve uma conta em algum momento, mas não se lembra da senha? Não encana não, aqui tem um passo a passo de como recuperar seu acesso.

Depois de se logar, dê um clique no primeiro ícone, no qual está escrito “Vacinas”. A página deve carregar um resumo sobre a vacina que você tomou contra a COVID-19, com dados como nome da fabricante, data e doses administradas.

Agora, você deve gerar o certificado de vacinação com QR Code. Mas atenção: quem tomou apenas a primeira dose só vai encontrar a versão em português. Isso porque as versões em inglês e espanhol são restritas a quem já tiver completado sua imunização. Salve o certificado, que leva o nome “Carteira de Vacinação Digital”. Este documento reúne alguns dados pessoais (nome, data de nascimento, CPF, sexo, nacionalidade e CNS), assim como detalhes das doses, número do lote, código do vacinador e o QR Code que valida o certificado.

Quem quiser pode manter o arquivo em PDF salvo no celular ou, então, imprimi-lo.

Como funciona com a vacina da Janssen?

Conforme dito acima, o certificado só fica disponível nos três idiomas para quem tomou a segunda dose da vacina. Mas a vacina da Janssen, que também vem sendo aplicada no Brasil, é de dose única. E agora?

Embora muita gente vacinada com ela tenha conseguido emitir o certificado em inglês e espanhol, existem inúmeros casos de pessoas que não conseguiram e afirmam que o sistema só disponibiliza a versão em português. Este, talvez, seja um erro do sistema, o qual deve ser corrigido em breve. De toda forma, você pode procurar a equipe de suporte para tentar esclarecer essa dúvida.   

Tomei a vacina fora do Brasil. Ela vai aparecer no Conecte SUS?

Não. Até o momento, o Conecte SUS só gera o certificado se a vacina tiver sido tomada no Brasil.

Depois de quanto tempo posso emitir o certificado?

O posto de saúde onde você tomou a vacina é o responsável por cadastrar essas informações no Conecta SUS. De maneira geral, o prazo para elas aparecerem no sistema pode variar de sete a dez dias. No entanto, há casos de pessoas que afirmam ter conseguido acessá-las depois de poucos minutos da aplicação, enquanto outras alegam que o processo demorou bem mais do que isso. Sendo assim, caso você perceba que está levando muito tempo para ficarem disponíveis, procure o posto de saúde, combinado?

Outro ponto de atenção: o grande volume de acessos pode deixar o sistema instável. Portanto, tenha um pouquinho de paciência. Agora, caso o problema persista, a dica é entrar em contato com a equipe de suporte.

O certificado do Conecte SUS vale fora do Brasil?

Teoricamente, como está indicado no próprio documento, o certificado gerado pelo Conecte SUS vale apenas dentro do Brasil. Contudo, ao contrário do Certificado Internacional de Profilaxia contra a febre amarela (CIVP), ainda não existe nenhum certificado único de vacinação para a COVID-19.

Ou seja: se você estiver planejando uma viagem para o exterior, verifique antes quais são os critérios de entrada no país em questão e se o documento do Conecte SUS atende a esses requisitos. Essa informação pode ser obtida por meio do consulado ou da embaixada do destino.

1 comentário para “CERTIFICADO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Comments are closed.